45% das empresas não têm um líder em cybersecurity.

Um estudo recente conduzido por uma empresa de software industrial indica que indústrias não estão levando a sério a ciber segurança. A pesquisa “Putting Industrial Cyber Security at the Top of the CEO Agenda” (“Colocando a segurança cibernética no topo da agenda de um CEO”, em tradução livre) foi realizada pela Honeywell em parceria com a LNS Reseach e incluiu resposta de 130 tomadores de decisões estratégicas (executivos) de indústrias Norte Americanas, Européias e de outras partes de globo.

Quarenta e cinco por cento dos respondentes confirmaram a falta de um líder confiável que responda por segurança cibernética. 40% das empresas consultadas possuem um CISO (Chief of Information Security Office) e outros 15% pretendem contratar um líder de segurança em 2019. Quando falamos de empresas de fabricação, apenas 35% dos entrevistados possuem um papel estabelecido para a segurança cibernética. 

Um outro dado assustador é a falta de adoção, por parte das empresas pesquisadas, das melhores práticas de segurança. 20% das empresas admitiram que não realizam condutas de avaliação de riscos, enquanto outros 25% nunca testaram suas barreiras de segurança com testes de invasão. “Estes resultados podem não ser tão surpreendentes, considerando os novos produtores de soluções que estão oferecendo monitoramento passivo para controles de sistemas e redes industriais; os benefícios são claros e o custo de aquisição caíram drasticamente” conclui a pesquisa.

O estudo também realizou sugestões para permitir a essas organizações capturarem o valor das tecnologias da nova geração. “Use um modelo de operação por excelência de pessoas, processos e capacidades tecnológicas para permitir a transformação digital e por consequência criar capacidades de segurança cibernética no modelo. Focar nas melhores práticas através de pessoas, processos e especialmente capacidades tecnológicas (…)” disse Matthew Littlefield, presidente da LNS Research.

Claramente esta é uma realidade não somente das indústrias, como de qualquer empresa hoje. A revolução tecnológica atingiu todos os pilares da sociedade moderna e criou soluções que deixaram de ser apenas um utilitário para virar um item mandatório. Testar a segurança cibernética de suas soluções e barreiras é a melhor forma de entender o estado atual de proteção do seu negócio e mensurar seu risco cibernético. 

A pesquisa pode ser encontrada em: https://goo.gl/hBbduu. Este texto é uma adaptação e tradução de https://goo.gl/cjDC5p.

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *